sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Um bom romance

Escrever parece uma atividade simples, basta uma caneta, papel, ou como é mais comum atualmente, uma tela e um teclado. Parece simples também porque cada vez mais pessoas se sentem à vontade escrevendo seus pensamentos, poemas, etc. A internet é a grande responsável por milhares de pessoas terem tirado seus textos da gaveta e os publicado em blog´s. Eu disse, parece. Escrever seja um romance, uma crônica, um conto, por exemplo, exige inspiração e transpiração.

Interessados em aprimorar e lapidar o talento têm à disposição a Oficina Como escrever Livros, ministrada pela escritora Isabel Furini. “Alguns blogueiros participam do curso. Tive pessoas que iniciaram escrevendo em blog’s por exemplo, e depois sentiram a necessidade de fazer um curso para tirar dúvidas sobre gêneros literários, estrutura, construção de personagens, etc”, explica Isabel.

Esta edição da Oficina será voltada para a produção de Romance. De acordo com Isabel um bom livro de romance deve ser envolvente. “O leitor deve sentir o desejo de continuar lendo, por isso precisa espelhar a alma humana. Queremos nos encontrar nos personagens, aprender sobre nosso próprio eu, descobrir  novos caminhos. Um bom romance exige muito do autor, construção de personagens, trabalhar o aspecto psicológico, os cenários, os diálogos. Um bom enredo não é suficiente para encantar ao público. O romance precisa de um narrador que saiba guiar-nos pelo universo dos protagonistas”, conta.


Para quem pretende empenhar-se para escrever uma história romântica Isabel dá a dica: Eu adoro “Uma poética de Romance – Matéria de carpintaria” de Autran Dourado.  O texto vai levando o leitor pela estrada da escrita de uma maneira muito objetiva, muito agradável. Em cada página aprendemos alguma coisa sobre a arte de escrever”, diz.

Entre os muitos romancistas brasileiros Isabel destaca Machado de Assis, em especial a obra Memórias Póstumas de Brás Cubas. “É muito interessante ler, e ver que essa obra não perde atualidade. Machado faz um personagem inesquecível, Brás Cubas é homem que passa por diversas fases, amor, ódio,  tem uma amante, luta por cargos políticos, vê amigo adoecer, morrer.  O personagem entende que sua vida é vazia.  Talvez por isso o desejo de Brás Cubas era inventar algo de valor universal para curar a melancólica humanidade.Machado mostra o homem sem máscaras, com defeitos, sonhos, problemas, dúvidas, e não dá uma solução fácil, ele deixa o homem na sua solidão enfrentando a morte. Esse retrato do homem é contemporâneo e também é eterno.  Essa é a grandeza de Machado de Assis sua habilidade para nos levar pelo caminho dos espelhos, para que possamos refletir sobre a condição humana”, afirma.

Para conhecer mais segredos de um bom romance e romancista: 

Oficina como escrever um livro – Romance 
Onde: Solar do Rosário
Endereço: Duque de Caxias n° 4, Largo da Ordem, Curitiba
Inscrições: (41) 3225-6232