sexta-feira, 25 de março de 2011

Biblioteca Pública busca atualização

Desde o início do ano a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) tem um novo diretor. Rogério Pereira, responsável pelo jornal literário Rascunho, assumiu a diretoria e tem como meta a atualização do acervo. “Queremos mostrar ao nosso usuário que, já no início dessa gestão, a prioridade é a aquisição de livros e a atualização do acervo, oferecendo ao público o que ele busca e o que a literatura produz”, afirma.

A partir da próxima segunda-feira, 28, os usuários terão à disposição mais de 3 mil novos livros. As obras são títulos de literatura contemporânea brasileira e estrangeira, livros técnicos, clássicos da literatura e best-sellers, formando um acervo atual e diversificado. Os livros foram repassados pela Secretaria de Estado da Cultura (Seec) para o início do restabelecimento do acervo da BPP. 

Mais de 3 mil novos livros estão à disposição do usuário da BPP
Entre as aquisições constam obras de Bernardo Carvalho, Chico Buarque, Tony Bellotto, Luiz Ruffato, Ian McEwan e Philip Roth, entre outros. O novo acervo ainda conta com livros técnicos, histórias em quadrinhos e literatura infantojuvenil.

Redação: Luana Gabriela e Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura do Paraná
Foto: Divulgação

segunda-feira, 21 de março de 2011

Você quer ser escritor? Palestra dá orientações para produzir ficção

Quem quer ser um romancista? A pergunta parece retórica, mas não é. Com a popularização dos blog´s literários, e a facilidade em publicar textos na web, muitos escritores anônimos têm buscado aperfeiçoar suas técnicas através de cursos, oficinas e palestras. 

Amanhã, 23, a escritora Isabel Furini, 61 anos, ministra palestra com a temática "Como escrever livros de ficção", na Livrarias Curitiba do Shopping Estação. Isabel conta que deu a primeira palestra focada neste tema em 1999, revelando que o interesse pelo crescimento e desenvolvimento da escrita ficcional não é de hoje."A ideia surgiu porque muitos alunos meus apresentaram desejo de escrever livros e precisavam de orientação", explica.

A escritora revela que nos últimos anos a procura  pela palestra aumentos. "O número de pessoas interessadas cresceu consideravelmente nos últimos anos. A popularização dos blogs (que funcionam como treinamento de escrita), as oficinas literárias e o aumento das “editoras por demanda”  com preços competitivos, encorjaram as pessoas", afirma.

Busca por aperfeiçoamento tem crescido nos últimos anos
Mas nem tudo é tecnica, concorda Isabel. "Ser escritor é ter paixão pela escrita.  Aprimorar o próprio estilo.  O escritor escreve porque essa é a maneira de expressão de sua alma.  Já o autor  é diferente, é aquele que escreve uma obra para esclarecer algum assunto,  profissional, político, religioso, etc. E para ser um bom romancista é preciso talento, mas também precisa treinar arduamente para encontrar o seu estilo, a sua voz", diz.

Além de palestras Isabel está lançando a segunda edição de um concurso de poesia “Poetizando o Mundo”. "Também estou reunindo alguns antigos alunos com o intuito de publicar uma coletânea", conta.

Isabel deixa um recado para quem quer se aventurar no mundo a ecsrita: "O caminho não é fácil, é preciso ler muito, analisar os textos,  refletir,  escrever, reescrever – e persistir. Como falava minha avó, que era Italiana, Roma não foi construída em um dia".

Isabel está lendo: O livro de contos, A Invasão, de Ricardo Piglia.

Principais obras de Isabel Furini: O Amor e Nós,  (1997),  Mensagens das Flores(2000), O Livro do Escritor (2009).
Infantil: “Corujinha e os filósofos”, 2006.

Serviço: 
Palestra Como escrever livros de ficção
Quando:22/03
Horário:19h30
Onde: Livrarias Curitiba do Shopping Estação

Redação: Luana Gabriela da Silva