quinta-feira, 17 de março de 2011

Tudo no mundo começou com um sim ( A Hora da Estrela)

Não é muito, mas é tudo! 

Não há como começar um texto falando sobre Clarice Lispector e sobre a peça Minha vontade de ser bicho, que a presta homenagem, se não com uma contradição. O espetáculo, encenado no Teatro Novelas Curitibanas,  é permeado de contradições, é intenso, tem alma de Clarice. 

Segundo o diretor Edson Bueno, 55 anos, o texto é em grande parte da escritora. "O texto é 97% dela, meu papel foi interligá-los", conta. Bueno é leitor de Clarice há cerca de 20 anos, e já produziu outra peça baseada na obra de Lispector, intitulada Onde estivestes à noite, em 2000. 

Peça está em cartaz desde 17 de fevereiro, com sessões empre lotadas


O seu segundo espetáculo baseado na obra e vida da escritora, que está em cartaz atualmente, tem conseguido sessões lotadas. "O sucesso desse trabalho me surpreende especialmente porque a obra de Clarice não é fácil, as pessoas têm de ter pré-disposição. De início até ficam receosas, mas logo embarcam junto, e essa relação da peça com o público é impressionante", diz. 

Parte do público que vai assistir já leu algo de Clarice, mas os que nunca leram, saem com sede de Lispector. " Tenho um amigo que nunca havia lido nada dela, saiu daqui pronto para começar", conta o diretor. Ele ainda aponta seu livro favorito: A paixão Segundo G.H. e seus contos prediletos: O crime do professor de matemática e Felicidade Clandestina. "Esse  fala de quem somos realmente, da felicidade que só nós mesmos conhecemos", diz. 

Minha vontade de ser bicho: intensidade e questionamentos
A peça é baseada em três momentos da vida da escritora - que negava o título - o momento em que seu grande amor está morrendo, quando é obrigada a abandonar um cachorro para cuidar de seu filho e ainda sua doença, que a levaria à morte. Todos têm como foco principal tratar da separação, despedida, morte. "Esse espetáculo tem espírito de amar Clarice e sua arte. Tentei incluir uma densidade clariceana, acho que consegui", explica Bueno. 

De acordo com o diretor a peça está  entre as atrações confirmadas do Festival de Curitiba  em 2012.  Mas quem não quer esperar até lá precisa correr. Graças ao sucesso de público haverá duas sessões extras nesse final de semana e a procura pelos ingressos é grande.

Clarice pode morrer um dia, amanhã quem sabe, mas está vivíssima, Meu Deus, dentro da gente.

Serviço:
O que: Minha vontade  de ser bicho
Onde: Teatro Novelas Curitibanas
Quando: Até dia 20 de março
Informações: (41) 3321-3358  

Redação: Luana Gabriela
Fotos: Arquivo da Produção

segunda-feira, 14 de março de 2011

Concorrência

Ano passado para complementar a matéria do lançamento do livro da Martha Medeiros, Fora de mim, realizei uma pesquisa de preço entre as principais livrarias de Curitiba. Minha surpresa foi constatar que não havia diferença nos preços praticados pelas três marcas mais expressivas da capital. A diferença de preço se restringia às lojas on-line das livrarias pesquisadas. 

Esse quadro pode mudar no segundo semestre deste ano com a inauguração da Livraria Cultura. Instalada no Shopping Curitiba, a loja vem com conceito novo na capital paranaense. Além da comercialização de livros, cd´s, dvd´s, etc. também abrigará um teatro, batizado de Eva Herz, em homenagem a fundadora do grupo. Esta é a segunda unidade da rede na região Sul - a primeira está localizada em Porto Alegre. “Estamos muito animados com a abertura de uma loja na capital paranaense, que é um mercado culturalmente muito rico”, afirma Pedro Herz, presidente do Conselho de Administração da Livraria Cultura.


A Livraria Cultura possui um catálogo com mais de 3 milhões de títulos de livros e 170 mil de CDs e DVDs, além de games, revistas e uma linha de produtos exclusivos. 

É aguardar para conferir.  


Redação: Luana Gabriela
Fonte: Pagina1 Comunicação