terça-feira, 19 de abril de 2011

Quintana Café: comida é arte

Unir arte e gastronomia, poesia e  sabores é o objetivo do Quintana Café. Leia abaixo entrevista exclusiva com Gabriela Carvalho, que a chef e uma das sócias do Quintana. Como já cantou uma banda de rock nacional, comida é arte.


O Quintana Café está aberto desde 2008, mais que um café é um espaço cultural. Esse é o diferencial? 

O Quintana Café & Restaurante une gastronomia e literatura em um ambiente ideal para quem busca bom gosto, qualidade e cultura. No almoço, a mesa gastronômica oferece pratos da culinária brasileira e internacional, preparados com produtos orgânicos, livres de agrotóxicos e naturais. Ervas, especiarias, verduras, frutas, grãos, massas, carnes e frutos do mar fazem parte do cardápio.  

A inspiração vem das ricas culturas gastronômicas do mundo. Vivi em diversos países e cidades do Brasil durante 12 anos, crio pensando em pratos que alimentem o corpo e a alma, com saúde, qualidade, charme, aroma e sabores especiais. A utilização de produtos orgânicos, regionais (provenientes do Paraná e visando a sustentabilidade) e com origem garantida de qualidade permite que o benefício ao cliente seja ainda maior. 

A cada dia da semana uma influência cultural inspira a criação dos mais de 25 pratos da mesa gastronômica. Na segunda-feira, por exemplo, é dia de influências do Mediterrâneo, e na terça, de pratos norte-europeus. Nos finais de semana, a mesa é ainda mais especial, oferecendo o Brunch, mistura de café da manhã e almoço, original dos Estados Unidos, adaptado ao paladar brasileiro. Durante a tarde, o Quintana oferece lanches, sanduíches, tortas, doces, cafés especiais, sucos, drinks e muitas delícias. 
 
Entre tantos poetas e escritores, por que o Quintana?

Estudamos vários nomes, vários títulos e autores. O primeiro livro que ganhei do Rogério foi um livro de Mario Quintana. Suas poesias e frases ficaram comigo durante um período, enquanto buscávamos um nome que poderia representar os dois mundos: literário e gastronômico.  Como se fosse força do destino, peguei o livro da cabeceira e levei para nossa reunião final de definição para o nome do projeto. Tanto eu quanto o Rogério tínhamos uma lista de outros nomes. Quintana foi sugerido e o primeiro a ser imediatamente aceito por todos.  Logo depois veio o processo de consultar a família Quintana e solicitar a aprovação deles.

Quintana Café: comida e arte à mesa

Como surgiu a ideia de montar uma biblioteca no Café?

O Quintana nasceu por duas paixões.  A minha, pela gastronomia, pelo desejo de ter um espaço que fizesse bem aos 5 sentidos, focando na qualidade de uma alimentação e que através dela tocasse os outros sentidos.  O meu sócio, Rogério Pereira respira literatura e cultura.  Seu sonho era um café literário.  Unimos os sonhos e as idéias.  Surgiu o Quintana. 

O charme, veio do amor, do prazer em lidar com o que gosta e certamente do trabalho dedicado de cada um e de todos os parceiros que compreendem a nossa proposta.  Enquanto eu fazia testes e degustações de pratos e sabores, criava a horta e pensava no ambiente, o Rogério trazia as idéias literárias, nomes de pratos inspirado nos autores e vínculos culturais para o local.  

Os clientes costumam emprestar livros? 

Sim. O Quintana Café & Restaurante oferece ainda centenas de opções de leitura. Todos os livros estão disponíveis para empréstimo sem custo, aos clientes. 

Quais os títulos mais emprestados?
Não tem um ou alguns livros em especial, nossa ideia é que o cliente “vasculhe” na nossa biblioteca, e encontre livros diferentes. Isso acaba que diversifica muito os títulos emprestados. 
Biblioteca é diferencial do Café

O espaço de vocês também recebeu a exposição do Quintana em Imagens. Tem alguma outra em vista? 

A exposição foi até o dia 26 de março.  A ideia da exposição Quintana em imagens foi retratar em 16 fotos os versos simples de Quintana, refletindo imagens fortes e repletas de musicalidade que marcaram gerações de leitores. Para compor a exposição, os artistas buscaram inspiração nos sonetos do poeta, usando técnicas distintas para traduzir em imagens o trabalho de Mario Quintana.

Quais os planos do Quintana Café para 2011? 

Continuar oferecendo uma gastronomia de qualidade, em uma abiente aconchegante, sempre trazendo novos pratos e inspirações culinárias. Além disso, nosso foco em 2011 está em realizar mais eventos fechados no Quintana, como aniversários e comemorações em geral.

Há planos para fazer algum informativo, revista, algo dessa natureza?

Certamente, mas ainda sem data definida. Levar mais informações sobre gastronomia, cultura e saúde a nossos clientes é um de nossos objetivos. 



Serviço:
Quintana Café e Restaurante

Onde: Av. Batel,1440
Fone: (41) 3078-6044 / (41) 3078.8944
Quando: Seg a Sab, das 11h30 às 18h e Domingo, das 12h às 16h.
Site: www.quintanacafe.com.br

Entrevista: Luana Gabriela 
Fotos: Divulgação
Colaboração: Literato Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário