quinta-feira, 21 de julho de 2011

Antologia de Contos - Passageiros do Espelho reúne novos autores

Oficinas literárias revelam talentos. Assim surgiu o livro Passageiros do Espelho. A obra, uma antologia de contos, tem como autores ex-alunos da Oficina Literária do Solar do Rosário, em Curitiba. A pedido da editora Íthala a escritora e responsável pelas aulas da oficina, Isabel Furini, organizou a obra, que será lançada no próximo dia 26, terça-feira. A tarefa foi um desafio. “Muitos dos ex-alunos têm os seus próprios projetos, estão escrevendo seus livros, outros desistiram de escrever, mas afirmam que continuam lendo e aprendendo”, conta Isabel. 

Ao todo estão reunidos contos de 10 ex-alunos, e ainda da poeta Zeltia G., que mora na Espanha, o escritor Miguel Sanches Neto, como autor convidado. “Para alguns é o primeiro trabalho publicado”, lembra Isabel. Não para todos, Fernando Botto, por exemplo, colaborou com dois contos: Girinos no copinho e Rachaduras. “Publiquei outros dois livros "Alho cebola e beijo na boca" (2004) e "Fungos da Mongólia" (2010), ambos de contos de humor”. Apesar de ter experiência Fernando não tem na literatura sua atividade profissional principal. “Atuo como consultor de negócios e de planejamento estratégico de empresas”, explica. Já Maria Edna Holer de Oliveira, tem seis textos no livro. “Amo escrever e ao ser convidada a participar da antologia de contos, aceitei o desafio”. Ela já possui outras obras publicadas como o livro de poesia Alma Serena,  textos na antologia Retratos de Mãe e o livro Alvorecer da Poesia. “No momento estou preparando um livro de crônicas que pretendo lançar em 2012”, adianta. 

São os mais diversos autores reunidos em uma mesma obra. Zeltia G., divide-se entre ser mãe de seis filhos, trabalhar em um periódico voltado à literatura e outras atividades. “Participar de Passageiros do Espelho foi uma experiência gratificante. Algo que devo agradecer ao gentil convite de Isabel, a quem conheci há algum tempo quando participei de uma antologia de poesias”, explica. Zeltia participa com dois relatos: Todas as almas de meu espelho e Um bom profissional. “Creio que o livro será o primeiro de muitos novos autores, a sensação de estar publicando algo, o sentimento de realização após um esforço em cima de um texto fará muito de nós, autores do Passageiros do Espelho, seguir a diante nessa vida de escritor”, espera Isabel. 

Convite para o lançamento do livro

Alessandra Magalhães, bacharel em Direito pela PUC–PR é uma das autoras que tem pela primeira vez a experiência de ter um trabalho publicado. “Na verdade comecei a me dedicar à literatura no ano passado durante o curso de "Literatura Infantil" ministrado pela Isabel Furini no Solar do Rosário”, diz e completa: “A proposta do livro foi muito interessante juntar contos de  autores  que escrevem de maneira tão diferente. Isabel é minha grande incentivadora e desde que participei da sua oficina passei a me frequentar outros cursos de Criação Literária e aprimorar esta arte que é para mim uma verdadeira paixão”, diz Alessandra encantada com o novo mundo de possibilidades que se abre. Fernando Scaff Moura compartilha dessa sensação. Fernando é historiador e desde criança gosta de ler. “Tenho vários textos guardados, mas nada que tenha me feito acreditar em levar a sério uma vida de escritor. Graças a Isabel, com o curso “Como escrever um romance” no Solar do Rosário, comecei a entender melhor as nuanças da literatura, entender como se faz um bom texto e o prazer de se dedicar sobre as linhas”, conta.

Assim como há diversidade no perfil dos autores na temática não é diferente. “Para respeitar a tendência de cada autor permitimos que falassem de assuntos diferentes, que vão da história de uma bailarina à ditadura militar na América Latina, do primeiro amor de uma menina ao rancor de uma idosa, de uma festa de aniversário ao balanço de uma vida. São palavras, imagens, histórias, ecos do diário viver dos quais os contos são como espelhos. E cada autor como um passageiro do espelho narra um momento da vida de alguma personagem que pode ser alegre ou triste”, conta a organizadora.

A internet tem sido já há alguns anos uma gaveta aberta para novos escritores mostrarem seu trabalho e até mesmo submetê-lo à avaliação do público. É o caso de Sônia Maria Cardoso que tem três textos no livro Passageiros do Espelho. “Gostei muito de participar da 'construção" do Passageiros do Espelho pois é a chance de trazer à luz alguns de meus contos, já que até aqui só tenho poesias e um romance publicados. Publico contos no gargantadaserpente.com.br”, explica. Também com três contos no livro e publicações na internet está Elayne Sampaio. “Escrevo e publico contos nos sites Recanto das letras, autores.com e Portal literal. Tenho alguns trabalhos expostos no site Mesa do editor. Tenho também um blog (devaneiosdeescritor.blogspot.com) onde publiquei alguns textos. Estou produzindo meu terceiro romance, enquanto aguardo o lançamento da antologia” diz. 

A popularização de blog’s e oficinas literárias tem revelado autores e realizado sonhos que estavam esquecidos nas gavetas. O lançamento de Passageiros do Espelho é a comemoração pessoal de cada autor e uma conquista da literatura contemporânea, em face ao preconceito canônico e mercadológico.

Serviço:
Lançamento Antologia de Contos –  Passageiros do Espelho
Quando: 26/07/2011
Onde: Palacete dos Leões – Av. João Gualberto, 530 Curitiba – PR
Horário: 19h
Informações: (41) 3219-8000


Redação: Luana Gabriela da Silva
Imagem: Divulgação

3 comentários:

  1. Parabéns Luana, a matéria ficou ótima! Obrigada pelo apoio.

    ResponderExcluir
  2. Encontrei este blog ao acaso numa pesquisa sobre antologias. Deixo os meus parabéns pela qualidade com que está construído e pelo conteúdo diverso e interessante.

    Cumprimentos
    Continue o bom trabalho

    Joel Flor

    ResponderExcluir