terça-feira, 5 de abril de 2011

Caio F. Abreu inspira companhia curitibana

O amor em suas várias formas, em seus vários sentidos. Este é o tema da peça "Amor e Ponto", baseada na obra do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu. "Sou apaixonada pelo Caio F., leio os textos e penso: eu poderia ter escrito. Me identifico muito", conta a diretora do espetáculo, Adriana Sottomaior. Amor e Ponto não é a primeira peça inspirada no autor que Adriana dirige, há alguns anos ela também adaptou o conto "Pela noite". "Sou mais voltada para o teatro político e era avessa a falar de amor, mas Caio mostra que é possível falar de amor sem ser piegas", explica.

Contos do escritor gaúcho são encenados pela Metáfora Cia de Teatro
O espetáculo é realizado por alunos do Núcleo de Profissionalização Teatral (NPT) do Teatro Lala Schneider, onde Adriana também dá aulas. "Nossos melhores alunos estão participando da peça", afirma.

Entre os contos apresentados estão Sapatinhos Vermelhos, Uma História de Borboletas, Dama da noite, Por um Desespero agradável, Os sobreviventes e Sem Ana, blues. "Quem ainda não leu Caio F. vai sair com vontade de ler, é um dos meus objetivos", conta. "Minha ideia era mostrar as diversas formas de amor, de maneira não-clichê, e que o público se identificasse com as situações, são cenas contemporâneas. Eu queria falar de amor e ponto, sem julgamentos. Pensei no nome antes mesmo de definir o texto", explica.
Intensidade, emoção e verdade são elementos do espetáculo

Adriana conta ainda que primeira obra que leu do autor foi "Triângulo das Águas" e um de seus livros favoritos é "Os dragões não conhecem o paraíso", ganhador do Prêmio Jabuti de melhor livro de Contos.

A trilha sonora é um personagem importante. "Pensei na trilha de forma especial. Caio sempre escrevia: para ler ao som de, a música é importante aliada à obra dele", diz. Os espectadores são levados a sentir toda a atmosfera do amor já nos primeiros minutos, quando um dos atores toca "Say it to me now", da trilha sonora de um dos melhores filmes indies dos últimos anos - Once.

Amor e ponto é uma das peças imperdíveis do Festival de Curitiba, e ponto.

As próximas apresentações do espetáculo "Amor e Ponto" acontecem no próximo fim de semana, no Teatro Edson D'Ávila.


Serviço:

Amor e Ponto
Dias: 9 e 10/04
Hora: 18h30
Informações: (41) 3232-4499

Redação: Luana Gabriela
Fotos: Lorrayne Rodrigues - cedidas pela produção do espetáculo

Um comentário:

  1. Aiii queria ir ver !!
    Mas to sem R$R$
    Adorei o release e me inspira mto ler Caio F, acho que vou começar logo afinal historias de amor são sempre muito bem vindas.

    Bjos

    Li.

    ResponderExcluir